quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Principles of a Past Tomorrow - Seção Review IV

Site Dutch Distortion (Alemanha)  - Nota 8,5
Review original (em holandês), no link: 
http://www.dutchdistortion.nl/2015/08/lothloryen-principles-of-a-past-tomorrow/

Traduzido por: Xandão Bueno


Por Randy van Halen



A primeira coisa que faço quando vejo uma promo na caixa de entrada do meu e-mail é procurar mais informações sobre a banda: o estilo musical que tocam, de onde eles vem, esse tipo de perguntas. E às vezes os resultados são os mais estranhos, e você acaba não sabendo o que esperar antes de ouvir o álbum. 

Esse foi exatamente o caso com a Lothlöryen: o que o Folk Metal brasileiro teria a me apresentar? Será que eles combinariam a música tradicional brasileira com o metal? Pra quem esperava ver salsa e metais combinando, é melhor ficar distante desse álbum. Agora, você curte o folk medieval europeu, violões e piano, unidos em uma poderosa mistura Prog- Metal? Então leia: este é o álbum certo pra você. 

A música da Lothlöryen é otimista, épica e cativante ao mesmo tempo. Elementos folclóricos a la Blackmore’s Night se misturam com a música do estilo de, entre outras, Orden Organ e Blind Guardian. Nunca se distanciando, no entanto, de seus compatriotas do Angra. Além disso, a qualidade do canto é impressionante. O Vocalista Daniel Felipe se sai tremendamente bem com sua voz, especialmente nas notas graves, lembrando imensamente Russel Allen (Synphony X), mas com um pouco mais de aspereza e versatilidade. Ao escutar esse álbum, tive uma surpresa atrás da outra. 

Após a introdução épica e potente de “Heretic Chant”, a faixa seguinte, “God is Many” inicia-se com um discurso de Stephen Hawking sampleado. Rumo ao refrão você ouve melodias vocais ao estilo “Powerwolf” que se encaixam muito bem com o instrumental. E essa característica aparece de maneira regular em todo álbum, assim como instrumentos típicos do folk metal: violinos, flautas... Eles estão em quase todos os álbuns do gênero, e são praticamente uma obrigação. No entanto, aqui eles não soam como um clichê, mas como algo novo e original. É esse frescor e originalidade que você pode ouvir na forma em que as músicas são escritas. 

Embora possua os mesmos elementos que já foram mastigados vinte vezes e usados por muitas bandas, o Lothlöryen faz algo que continua sendo interessante escutar. Este é um dos melhores álbuns de Folk e Power metal lançados esse ano.Isso é quase uma hora inteira de puro prazer para os fãs do gênero: acessível, mas diferente dos outros. É quase impossível não amá-lo.

Nenhum comentário: